MIMAKI simplifica a impressão digital de lotes pequenos de embalagens

Permite produzir embalagens profissionais em cinco minutos com ArtiosCAD Designer Solution, a impressora de jato de tinta UV LED UJF-6042 e a máquina de corte CFL-605RT.

Mimaki, um dos principais fabricantes de impressoras de jato de tinta em grande formato, anuncia que uniu forças com ESKO[1] para simplificar a produção digital de embalagens das empresas que fabricam amostras e modelos de embalagens, tiragens curtas e personalizações de artigos de embalagens. O resultado desta aliança é Original Goods Package System (OGPS) da Mimaki, que está composto por três componentes:

ArtiosCAD Designer Solution (ArtiosCAD DS), um dos componentes de ArtiosCAD, a solução líder do sector de Esko e o programa de desenho de embalagens mais utilizado do mundo, que inclui quatrocentos templates fáceis de usar e ferramentas para criar embalagens originais.

  • Mimaki UJF-6042, uma impressora plana de jato de tinta UV LED com umas dimensões de impressão máximas de 610 x 420 mm que podem utilizar-se para imprimir tanto sobre produtos como sobre embalagens.
  • Mimaki CFL-605RT, uma máquina de corte para produção a pedido que consta de numerosas funções, como corte e vinco de material para embalagens e corte de materiais protetores.

Empresas de embalagens, impressores comerciais e agências de desenho constatam uma maior procura de ferramentas mais rentáveis para produzir amostras, modelos e lotes pequenos de embalagens personalizadas.

O nosso objetivo era simplificar o processo de desenho e produzir embalagens para por o desenho profissional de embalagens ao alcance de fabricantes de todos os tamanhos. Ao combinar um componente de software ArtiosCAD de Esko com a tecnologia acessível de impressão e corte da Mimaki, o Original Goods Package System é perfeito para alterar a maneira como se desenham e produzem os lotes pequenos de embalagens.

Mike Horsten, diretor de marketing para a região EMEA da Mimaki.>

Como funciona?

Para desenhar uma embalagem, só tem que escolher um dos quatrocentos templates profissionais que inclui ArtiosCAD DS, introduzir as dimensões interiores da embalagem e a grossura do material que se deseja utilizar. É possível indicar parâmetros mais detalhados, assim como a forma e o tamanho das abas. Em continuidade, o sistema gere um desenho que pode importar-se em Adobe® Illustrator® para adicionar imagens[2]. O usuário também pode utilizar ferramentas especializadas para criar desenhos personalizados e inclui-los no ficheiro final. O sistema oferece uma solução integral que serve não só para desenhar a embalagem e o material protetor de um produto, mas também para imprimir diretamente sobre artigo. Por outro lado, os usuários que não necessitem dos templates de ArtiosCAD DS podem criar desenhos personalizados com a função de guia.

Uma vez terminado o desenho», remata Horsten, «pode imprimir-se com uma qualidade excecional na UJF-6042, a todas as cores e com efeitos de verniz se tiver necessidade. O desenho impresso pode ser cortado e vincado com a máquina de corte CFL-605RT, adequada para as dimensões da impressora. Assim, é possível ter um desenho acabado em questão de minutos, ou seja uma amostra ou um modelo com o material real, um lote pequeno de embalagens ou inclusive um produto personalizado ou em série. Esta solução integral revolucionará a maneira como as empresas de embalagens, os impressores comerciais e os fabricantes pequenos desenham e produzem embalagens em tiragens curtas.

E a venda?

Original Goods Packaging System (OGPS) já está disponível através dos fornecedores e distribuidores da Mimaki como opção da máquina de corte CFL-605RT.