A laminação decal foi metida à prova

Janeiro 15, 2021

Cada vez mais os profissionais procuram respostas que ofereçam melhores condições para as aplicações indoor e outdoor dos seus clientes e a laminação tem sido a solução que permite garantir durabilidade e resistência. Os produtos desenvolvidos pela decal para este mercado foram metidos à prova e é com orgulho que dizemos: prova superada! 

Quem trabalha na área da impressão digital de grande formato sabe que a laminação é a melhor forma de proteger impressões e superfícies. No entanto, até que ponto são conhecidas as potencialidades das finas películas que asseguram maior durabilidade e resistência aos trabalhos?

A laminação continua a afirmar-se como a melhor solução e os produtos multiplicam-se com oferta variada para aplicações em diversos tipos de substratos, como vinil e papel. Os benefícios que oferece continuam a conquistar o mercado com valências comprovadas e novidades para resolver problemas que a decal, muitas vezes, antecipa no trabalho que desenvolve ao nível da investigação e do controlo de qualidade.

Esse trabalho inclui testes contantes e, para dar resposta às dúvidas sobre a importância da laminação na proteção das impressões foi realizado um, entre 2018 e 2020, com seis amostras produzidas nas impressoras solventes Mimaki JV300-160, CJV30-100 e na impressora UVLED Mimaki UJV55-320, com e sem laminação UV LED.

Depois de dois anos de exposição direta à luz solar e à erosão numa placa colocada no exterior e virada a sul, os resultados confirmaram que a deterioração e descolagem das aplicações laminadas foi exponencialmente reduzida quando comparada com as aplicações não laminadas. Outro dado importante verificado foi que a corrosão química da poluição teve maior impacto do que o desgaste UV.

A durabilidade dos trabalhos é um fator pode fazer toda a diferença e está diretamente relacionada com a resistência dos materiais face às condições climatéricas encontradas no exterior, mas não só. A laminação também se revela fundamental nas aplicações de interior, por exemplo, em centros comerciais e outros espaços públicos com elevada afluência de pessoas.

A estética não é descurada neste processo e, além de proteger, a laminação pode contribuir para o realce das cores, aumentando o brilho e outros efeitos que valorizam as impressões. A evolução fez surgir novas gamas com outras caraterísticas diferenciadoras, que se têm afirmado como respostas inteligentes às necessidades e exigências de cada contexto.

Na decal, produzimos diversas soluções para proteger impressões à base de água, solvente, látex e UV com produtos adesivos que superam os desafios do mercado. Um conjunto de propostas entre as quais é possível encontrar a ecologia da gama PVC Free, produzida sem plastificantes, a resistência da gama Floor Graphics, indicada para aplicações de chão, ou a segurança da gama Microbial Free, que reduz as bactérias em 99,99%

Contacte-nos através do formulário