A impressão por Sublimação Têxil

O QUE É ISTO DA SUBLIMAÇÃO TÊXTIL?

Descrita de forma simples, a sublimação têxtil é o processo de impressão de uma imagem ou padrão que vai ser transferido para um tecido. No entanto, para conseguir um bom resultado final tem de se ter em atenção alguns pormenores.

Antes de começar, é necessário certificar-se que o tecido é 100% poliéster (quanto maior for a quantidade de poliéster, melhor vai ser a aderência da tinta ao tecido, aumentando a sua durabilidade), são necessárias folhas de transfer especial e uma máquina de prensar.

E COMO SE FAZ?

Inicia-se o processo ao imprimir a imagem ou padrão com tintas sublimáticas (translúcidas) numa folha de transfer especial e de seguida esta é prensada para um tecido através de uma máquina própria.

A folha de transfer é usada para evitar a absorção de tinta pelo papel, facilitando a passagem do estado sólido da tinta para o gasoso através da máquina, que é usada a alta temperatura (200oC) e a alta pressão.

O que vai acontecer é que os poros do tecido vão abrindo com o calor e permitindo à tinta infiltrar-se nas fibras de poliéster de forma duradoura. A peculiaridade deste tipo de tintas permite utilizar uma variada paleta de cores devido à ligação da tinta com as fibras transparentes do tecido.

almofadas impressas por sublimação textil

O QUE HÁ PARA ALÉM DA SUBLIMAÇÃO TÊXTIL?

Existem vários tipos de impressão para além da sublimação têxtil. Começamos por explicar o que é a impressão direta. É um dos métodos mais utilizados, que possibilita a impressão de trabalhos em grandes quantidades de tamanhos mais pequenos, imprime diretamente em t-shirts ou noutro artigo têxtil e é o método indicado para trabalhos com ilustrações e imagens que requerem produção fotográfica.

De seguida, apresentamos a serigrafia, que é o método que implica mais custos e tem algumas restrições. Não são permitidos degradés nas impressões, sombras ou o uso de muitas cores. Garante qualidade e durabilidade e é o método mais indicado quando se pretende grandes quantidades do trabalho e com poucas cores.

Por último, o flex de impressão é utilizado para quando surgem trabalhos mais urgentes e de poucas quantidades. É impresso numa máquina com corte para que, após a impressão, este possa ser logo recortado e estar pronto a utilizar. Tem uma durabilidade mais reduzida quando comparada com a de a outros métodos, mas mantém a sua qualidade com o passar do tempo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Como em todos os métodos de impressão, existem sempre vantagens e desvantagens a apresentar. As vantagens que se apontam à sublimação estão relacionadas com o baixo custo de produção, a durabilidade do produto, a garantia de cores brilhantes e mais intensas, a produção em late (permite produzir em grandes quantidades) e a respiração dos poros do poliéster, evitando transpiração.

Em relação às desvantagens, a sublimação têxtil apresenta melhor eficácia em superfícies brancas, em tecidos finos e é limitada apenas a tecidos sintéticos.

PARA QUE TIPO DE TRABALHOS É A SUBLIMAÇÃO TÊXTIL MAIS INDICADA?

Se pretende utilizar vestuário desportivo, este é o método mais aconselhado devido aos poros do poliéster pois ajuda o atleta a controlar a sua transpiração. É utilizado ainda para projetos promocionais (vários tipos de bandeiras), individuais (decoração exteriores ou interiores: lençóis, almofadas…) e institucionais (cachecóis de clubes).

QUE TIPO DE MÁQUINAS POSSO UTILIZAR?

Temos uma variada gama de máquinas sublimação e textil directas indicadas para qualquer tipo de trabalho de têxtil que pretenda. Caso pretenda mais informações, contacte-nos.

Registe-se na nossa Newsletter e receba as mais recentes noticias sobre o mercado da impressão digital e comunicação visual.

Contacte-nos para mais informações
Se tiver alguma questão, não hesite e entre em contacto connosco.

+351 249 819 160
marketing@digidelta.pt